Le Symbole d’Athanase en portugais O Credo de Atanásio
Le Symbole d’Athanase en portugais O Credo de Atanásio
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Todo aquele que quiser ser salvo, é necessário acima de tudo, que sustente a fé universal
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A qual, a menos que cada um preserve perfeita e inviolável, certamente perecerá para sempre.
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Mas a fé universal é esta, que adoremos um único Deus em Trindade, e a Trindade em unidade.
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Não confundindo as pessoas, nem dividindo a substância.
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Porque a pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do Espírito Santo outra.
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Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma mesma divindade, igual em glória e co-eterna majestade.
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O que o Pai é, o mesmo é o Filho, e o Espírito Santo.
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O Pai é não criado, o Filho é não criado, o Espírito Santo é não criado.
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O Pai é ilimitado, o Filho é ilimitado, o Espírito Santo é ilimitado.
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O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno.
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Contudo, não há três eternos, mas um eterno.
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Portanto não há três (seres) não criados, nem três ilimitados, mas um não criado e um ilimitado.
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Do mesmo modo, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente.
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Contudo, não há três onipotentes, mas um só onipotente.
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Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.
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Contudo, não há três Deuses, mas um só Deus.
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Portanto o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o Espírito Santo é Senhor.
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Contudo, não há três Senhores, mas um só Senhor.
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Porque, assim como compelidos pela verdade cristã a confessar cada pessoa separadamente como Deus e Senhor; assim também somos proibidos pela religião universal de dizer que há três Deuses ou Senhores.
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O Pai não foi feito de ninguém, nem criado, nem gerado.
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O Filho procede do Pai somente, nem feito, nem criado, mas gerado.
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O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, não feito, nem criado, nem gerado, mas procedente.
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Portanto, há um só Pai, não três Pais, um Filho, não três Filhos, um Espírito Santo, não três Espíritos Santos.
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E nessa Trindade nenhum é primeiro ou último, nenhum é maior ou menor.
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Mas todas as três pessoas co-eternas são co-iguais entre si; de modo que em tudo o que foi dito acima, tanto a unidade em trindade, como a trindade em unidade deve ser cultuada.
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Logo, todo aquele que quiser ser salvo deve pensar desse modo com relação à Trindade.
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Mas também é necessário para a salvação eterna, que se creia fielmente na encarnação do nosso Senhor Jesus Cristo.
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É, portanto, fé verdadeira, que creiamos e confessemos que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é tanto Deus como homem.
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Ele é Deus eternamente gerado da substância do Pai; homem nascido no tempo da substância da sua mãe.
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Perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de uma alma racional e carne humana.
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Igual ao Pai com relação à sua divindade, menor do que o Pai com relação à sua humanidade.
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O qual, embora seja Deus e homem, não é dois mas um só Cristo.
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Mas um, não pela conversão da sua divindade em carne, mas por sua divindade haver assumido sua humanidade.
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Um, não, de modo algum, pela confusão de substância, mas pela unidade de pessoa.
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Pois assim como uma alma racional e carne constituem um só homem, assim Deus e homem constituem um só Cristo.
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O qual sofreu por nossa salvação, desceu ao Hades, ressuscitou dos mortos ao terceiro dia.
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Ascendeu ao céu, sentou à direita de Deus Pai onipotente, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
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Em cuja vinda, todo homem ressuscitará com seus corpos, e prestarão conta de sua obras.
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E aqueles que houverem feito o bem irão para a vida eterna; aqueles que houverem feito o mal, para o fogo eterno.
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Esta é a fé Universal, a qual a não ser que um homem creia firmemente nela, não pode ser salvo.